(021) 3906-0000 | (021) 98476-8127      atendimento@centrodermatto.com.br    |   

Estrias: Entendendo seu Surgimento e Dicas para Prevenção

As estrias são um problema comum que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres. Essas marcas indesejadas na pele podem surgir devido a diversos fatores, como crescimento rápido, ganho ou perda de peso significativos, gravidez e até mesmo predisposição genética. No entanto, existem medidas que podem ser tomadas para prevenir o aparecimento das estrias.

As estrias são causadas pelo rompimento das fibras de colágeno e elastina na camada média da pele, resultando em cicatrizes lineares visíveis. Elas geralmente aparecem nas regiões do corpo onde há maior distensão da pele, como abdômen, quadris, coxas e seios. Embora sejam inofensivas do ponto de vista médico, podem afetar a autoestima e a confiança das pessoas.

A prevenção é fundamental quando se trata de estrias. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a evitar o seu surgimento:

  1. Hidrate a pele: Manter a pele hidratada é essencial. Use cremes e loções hidratantes diariamente, especialmente nas áreas propensas a estrias. Hidratantes ricos em ingredientes como ácido hialurônico, manteiga de karité e vitamina E são particularmente benéficos.

  2. Alimentação balanceada: Uma dieta saudável e equilibrada desempenha um papel importante na saúde da pele. Consuma alimentos ricos em vitaminas A, C, D e E, além de minerais como zinco e silício, que ajudam a manter a pele saudável e resistente.

  3. Mantenha um peso estável: Oscilações bruscas de peso podem contribuir para o surgimento de estrias. Tente manter um peso estável e evite dietas restritivas que levem a ganho ou perda de peso repentinos.

  4. Exercite-se regularmente: A prática regular de exercícios físicos ajuda a tonificar os músculos e a melhorar a elasticidade da pele, reduzindo o risco de estrias. Aposte em atividades que estimulem a circulação sanguínea, como caminhadas, natação e yoga.

  5. Evite o uso de roupas apertadas: Roupas muito justas podem contribuir para a formação de estrias, pois dificultam a circulação sanguínea adequada. Opte por roupas confortáveis e que permitam a respiração da pele.

  6. Proteja-se do sol: A exposição excessiva aos raios ultravioleta pode prejudicar a elasticidade da pele e agravar o surgimento de estrias. Sempre utilize protetor solar com FPS adequado, mesmo em dias nublados, e evite o sol nos horários de pico.

  7. Consulte um dermatologista: Caso você esteja preocupado(a) com o surgimento de estrias ou já as tenha, é recomendável consultar um dermatologista. Ele poderá avaliar sua pele, oferecer orientações personalizadas e sugerir tratamentos adequados, como cremes específicos ou procedimentos estéticos.

Consulte o dermatologista para mais informações!

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!